18 de fevereiro de 2013

Diário de Bordo: Cruzeiro no MSC Fantasia

Publicação Original Terra

Olá!

Hoje vou compartilhar com vocês meu dia a dia a bordo de um cruzeiro.

Eu escrevi esse diário a pedido da Canarinho Press para o portal Terra e estava doida para compartilhar com vocês, que podem ter muitas dúvidas sobre como funciona, o que tem para fazer, o que vestir, se enjoa, balança, entre outras, que também me surgiram quando decidi fazer meu primeiro cruzeiro.

Aqui o diário está mais completinho, ok?

A opção pelo cruzeiro

Já em agosto/2012, meu marido e eu começamos a nos preocupar com o que faríamos no Revéillon e a pesquisar hotéis e pacotes de viagens para essa época do ano em que, como todos sabem, tudo fica muito mais caro... Por isso mesmo, fomos ver quanto ficaria para fazer o cruzeiro, que já era um sonho antigo, e percebemos que fechando a viagem naquela época, valia muito a pena em comparação com bons hotéis/resorts e pacotes de viagem. (Primeira dica: quanto mais cedo fechar o pacote, mais barato!)

A companhia, o navio e o itinerário

Decididos a fazer nosso primeiro cruzeiro, procuramos nossa agente de viagens (Priscila Cardoso da Travel2 Turismo) e começamos a nos informar sobre os navios que estariam no Brasil nessa temporada e conhecemos o MSC Fantasia, o maior e mais luxuoso navio que já esteve em águas nacionais. Para o Revéillon, o cruzeiro era de oito noites (do dia 29/12/2012 a 06/01/2013), com paradas em Búzios/RJ, Copacabana/RJ (para ver a queima de fogos na virada), Salvador/BA e Ilha Grande - Angra dos Reis/RJ. Perfeito!

Dia 1 - 29/12/2012 Embarque e Primeiras Impressões

No porto de Santos/SP, muita gente e malas por todo lado!!! Mas eu diria que é “uma bagunça organizada”: bagunça porque a estrutura do porto não é lá essas coisas e você tem que ficar atento ao local onde tem que deixar as malas e depois procurar a plataforma de check in e embarque, mas organizado pois as companhias fazem tais procedimentos de forma escalonada, evitando tumulto e facilitando a entrada nos navios. Mas é preciso ter paciência e estar atento!
Nosso check in começava às 13h e terminava às 16h, estando a a partida prevista para as 18h. E tudo se deu no horário estipulado (até antecipado, na verdade). Ponto para a companhia!
Dentro do navio, fiquei boquiaberta... Muito luxo e decoração impecável para todo lado. Destaque para as escadas com degraus de cristais Swarovski, que custam cerca de 24mil reais cada. Você simplesmente esquece que está em um navio, parece que está no mais luxuoso hotel do mundo, com shopping, teatro, cassino, bares, discotecas, salão de beleza, spa, piscinas... Tanto para ver e fazer que acho que um cruzeiro só não foi suficiente!
Depois de instalados em nossa cabine (interna), mais ou menos familiarizados com o navio e suas dependências e realizado o exercício de emergência obrigatório (sim, pois em caso de necessidade você vai querer saber onde pegar um colete salva-vidas e para onde ir, a fim de ser encaminhado para um bote salva-vidas! rs), à noite era hora de conhecer nosso restaurante. Como são muitos passageiros, os jantares são divididos em dois turnos (às 20h e às 22h30), em dois restaurantes principais (Cerchio d’Oro e Red Velvet) e nessa primeira noite chegamos no Cerchio d’Oro por volta das 20h32 e advinhem: o restaurante já tinha fechado para nosso turno! Sim, começa às 20h e fecha por volta das 20h15, 20h30, então #ficadica para não perder os jantares nos restaurantes, pois valem a pena! Mas se acontecer o mesmo ou decidir não participar do jantar no restaurante em determinada noite, sempre tem a possibilidade de jantar no buffet, aberto das 20h até as 23h30. Mas não posso deixar de comentar minha sensação quando o navio partiu... Sim, é uma sensação muito estranha! Não passei mal, não tive náuseas, apenas uma sensação leve de tontura... Tomei um Dramin e logo estava melhor.

Dia 2 - 30/02/2012 Chegada em Búzios

Todos os dias são deixados na cabine informativos com a programação para o dia seguinte, bem como a sugestão de traje para o período noturno (casual, informal ou gala). Então quando acordamos no dia seguinte, sabíamos que já estávamos ancorados em Búzios.
Mas antes de passear por Búzios, fomos tomar um delicioso café da manhã, com iguarias de todas as partes do mundo (meus preferidos: panquecas e waffles!) e vista para uma paisagem linda!
Nas paradas é possível participar de excursões para os principais pontos turísticos em terra. No caso de Búzios, tinham excursões com preços a partir de US$ 24,00, mas nós não participamos de nenhuma delas. Após tomar café e aproveitar um pouco a piscina (aliás, outra dica preciosa: caso já conheça o local da parada, fique no navio aproveitando as piscinas e as melhores espreguiçadeiras, que quase nunca encontram-se disponíveis), nos dirigimos para uma das lanchas que faziam o transporte até a terra, para conhecer a famosa cidade que encantou Brigitte Bardot (tem até uma escultura dela por lá).
De volta ao navio, almoçamos e aproveitamos mais a piscina, onde rolam as atividades da equipe de animação: aulas de dança, shows com artistas e bailarinos, jogos, bingo, atividades físicas, entre outras.
Para não perder o jantar no restaurante, fomos cedo para a cabine nos preparar e conseguimos chegar em tempo (ufa!). O restaurante é lindo, o menu exclusivo, com opções de entrada, salada, sopa, massa e risotos, prato principal e sobremesa. Todo dia opções diferentes e adequadas ao tema da noite. Nessa noite especificamente o tema era Festa Tropical, um clássico dos navios, então leve sempre uma roupa com temas florais ou de frutas.
Depois do jantar, passamos um tempo escutando boa música no bar Transatlântico, onde um músico brasileirio (praticamente sósia do Tim Maia) e outro italiano se revesavam com clássicos da música nacional e mundial.
Passamos a noite ancorados, um alívio para os que não se sentiram bem durante a navegação da noite anterior.

Dia 03 - 31/12/2012 Rumo a Copacabana
Para quem ainda queria curtir Búzios, foi possível passear e aproveitar as excursões até as 14h, quando navio zarpou rumo a Copacabana, onde chegou por volta das 20h.
O traje da noite era gala/branco (mais uma dica: mesmo quando não fizer cruzeiro no Revéillon, é bom levar um look branco, pois pode ser o tema de uma das noites) para uma virada em grande estilo, vendo os fogos de Copacabana com uma vista privilegiada. Confesso que não achei que seria um espetáculo tão impressionante, de arrepiar, um jeito maravilhoso de começar o ano.

Dia 04 - 01/01/2013 Navegação
Confesso que estava um pouco apreensiva nesse que seria o primeiro dia inteiro de navegação. Por preucação, tomei um Dramin e passei bem o dia todo, só com aquela sensação esquisita de nunca estar parada, o que pode dar uma tontura de vez em quando, mas nada demais.
A esta altura, eu já tinha uma certa rotina no navio: café da manhã, passeio na parte externa do navio para apreciar a paisagem, piscina, almoço, passeio no interior do navio, principalmente nas lojas de relógios e perfurmes e na Piazza San Giorgi, um ambiente lindo, agradável, com um café e um teto maravilhosos, como se fosse um céu estrelado; mais uma passadinha na piscina; jantar, cassino, um dos vários bares do navio (além do Transatlântico, também adorava o Manhanttan Bar, onde a música era muito boa) e depois cama, pra ter pique pra começar tudo de novo no dia seguinte.
Mas essa noite era especial, a primeira noite de gala, na qual aconteceu o Coquetel do Comandante, no teatro L'Avanguardia, onde tivemos a oportunidade de conhecer o comandante Giuliano Bossi, seus oficiais e chefes de departamento. Cabe aqui um parentêses: o traje de gala é temido por muitos, pois ficamos com aquela imagem de que mulheres têm que usar longos, enquanto os homens vestem smoking... Hoje em dia já não é bem assim! Vale uma produção caprichada, mas nada tão formal. Um vestido longuete, belos acessórios, para mulheres, e calça jeans mais sóbria e blazer com camisa, para os homens já é suficiente.

Piazza San Giorgi

Dia 04 - 02/01/2013 Mais navegação
Ao final desse dia, confesso que já estava querendo terra firme... Comecei a pensar se, para um primeiro cruzeiro, talvez oito noites não seria muito, se recomendaria para os "marinheiros de primeira viagem" um cruzeiro de menos dias...
Mas sabe o que é lindo de estar em alto mar? Ver aquele azul impressionante, que você desacredita que exista quando está na praia, aquela paz e sensação de liberdade...
Na noite italiana (comum nos navios, especialmente na MSC, que têm origem italiana), teve cardápio especial no jantar (onde os garçons deram um show a parte), aulas de tarantela no bar L'Insolito Lounge (onde sempre ocorrem as aulas de dança e shows dançantes) e show "Made in Italy" no teatro L'Avanguardia.

Dia 05 - 03/01/2013 Em Salvador
Finalmente chegamos a Salvador da Bahia! O tempo era curto: ficamos lá somente das 8h às 18h, mas o horário previsto para estarem todos à bordo era 16h30. Dessa vez não teve lancha para translado, descemos direto no porto, onde também teve desembarque e embarque de novos passageiros.
Mais uma vez tinham várias excursões disponíveis, com preços a partir de US$ 35,00, mas optamos novamente por passear por conta própria, seguindo as dicas de uma amiga: descer no porto em direção ao Mercado Modelo, seguir para o Elevador Lacerda até o Pelourinho e depois fazer o caminho inverso. Valeu a pena e deu pra matar as saudades de um legítimo acarajé.
A noite fui assitir ao meu primeiro espetáculo no teatro L'Avanguardia... Lindo! Vale muito a pena assistir aos shows, são mega produções e eu fiquei impressionada como eles conseguem fazer equilibrismo, marabalismos, ficam pendurados no teto, mesmo com o balanço do navio. Simplesmente F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!!!

Dia 06 - 04/01/2013 Navegando...

Depois da partida de Salvador, se seguiu mais um dia e meio em alto mar. Sabe que eu acho que a esta altura o corpo já se acostumou com o balanço, para dormir vira um ninar, nada de passar mal mais!
No início da tarde, eu e o marido fomos ao Spa fazer uma massagem balinesa maravilhosa! Um luxo, relaxante, restauradora!
Essa era a segunda noite de gala e aproveitamos para usar as melhores roupas da mala! A noite assistimos a mais um show no teatro L'Avanguardia, dessa vez um especial em homenagem ao rei do pop, Michael Jackson.

Dia 07 - 05/01/2013 Ilha Grande - Angra dos Reis/RJ
Paisagem linda! Mas tenho que dizer que não desci em Ilha Grande. Como não compramos o ingresso para nenhuma excursão (com preços a partir de US$ 36,00 por pessoa), achei que não valia a pena... Em uma próxima oportunidade, quero fazer o passeio para a Lagoa Azul...
Enquanto isso, dia de curtir o navio vazio!
No final da tarde, fui ao salão de beleza do navio para fazer uma escovinha... Me senti diva! rs
Para essa noite, vale a pena algumas observações: como é a última noite a bordo, as malas devem ser arrumadas, etiquetas e colocadas no corredor até as 2h da madrugada do desembarque. Elas serão levadas para serem retiradas no setor de desembarque do porto e você ficará de posse apenas de sua bagagem de mão, uma muda de roupa e bolsa e objetos pessoais.

Dia 08 - 06/01/2013 Desembarque

Acordar cedinho, porque a cabine tem que ser liberada às 7h. Depois temos que ficar atentos à escala de desembarque que, a exemplo do embarque, é feito de forma escalonada, de acordo com as cores das etiquetas entregues em cada cabine. A nossa cor era Marrom 1 (cada cor tinha ainda subdivisão pelos número 1, 2 e 3), a última cor de todas, com desembarque previsto para 9h10min, então ainda deu tempo de tomar o último café da manhã caprichado e nos despedir desse embarcação fantástica!

Eu adorei a experiência e já estou querendo repetir a dose no final desse ano.

Espero que tenham gostado e quem sabe nos vemos no próximo?

Fotos: Arquivo Pessoal

Indico também a leitura deste post aqui do blog Muito Mais com Menos da Carol Böck que conheci no navio.