2 de março de 2012

Mulheres Plus Sizes que já posaram nuas

UPDATE!
Em respeito aos direitos individuais que eu conheço tão bem, este post foi alterado.


Conheçam algumas mulheres brasileiras de beleza fora dos padrões socialmente impostos que tiveram a ousadia de posar nuas em diferentes épocas.


Wilza Carla, vedete e atriz brasileira, que fez sucesso no teatro de revista na década de 50, época em que o padrão de beleza era de mulheres curvilíneas, angariou uma legião de fãs e fez aparições despida em filmes mesmo após ganhar muitos quilos. Claro que seu jeito escrachado não permitiu fotos de muito bom gosto, mas não deixa de ser uma atitude de rebeldia contra a ditadura da magreza e uma demonstração de auto estima e amor por seu corpo.
(Obs.: pelo que pesquisei as fotos de Wilza Carla nua foram publicadas no segundo semestre de 1982)


Em março de 1996, o fotógrafo Ângelo Pastorello expôs 25 fotos de nu feminino na Li Photo Gallery, em São Paulo, dentre elas estava a foto da atriz Valéria Sândalo, como podemos ver no recorte de jornal abaixo cedido pelo fotógrafo. Destaque para a parte do texto em que Pastorello explica que "A iluminação e a composição acentuam o arredondamento das formas, captando marcas e dobras provocadas pela pressão de pernas e braços na pele".




A mesma atriz ainda foi fotografada por Bob Wolfenson (Exposição "Minhas Amigas do Peito" de 1989), Willy Biondani (em 1988), Claudio Elizabetsky, Trovatto e Klaus Mitteldorf (uma pena não se encontrar facilmente na internet registros de fotos da década de 80).


Mais recentemente, em agosto de 2003, Preta Gil expôs suas curvas no encarte do CD Pret-à-Porter, fotografado por Vânia Toledo.




Em 2010, o fotógrafo norte-americano Matt Blum esteve no Brasil à procura de voluntárias de todos os biótipos para serem clicadas para o Nu Project, que ele mantém desde 2005.


"O projeto é mesmo o que o nome indica: fotografias de corpos nus. Só que em vez de beldades, o fotógrafo clica mulheres normais, sem maquiagem, glamour ou qualquer sexualidade forçada. Para ele, um corpo e suas expressões são capazes de contar muitas histórias – e é justamente isso o que ele procura."


E muitas mulheres fora dos padrões de beleza comuns aderiram ao projeto e hoje podem ser vista na galeria de fotos deste site aqui.









12 comentários:

  1. Gostei do post.
    Muito bem elaborado.
    E adorei as fotos do Matt Blum!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marina
      Um projeto bem diferente o do Matt Blum né?
      Mulheres comuns, de todos os biótipos, classes e países, em seu ambiente, à vontade com seu corpo.
      Bjks

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. A Revista Beleza em Curvas publicou umas fotos assim numa de suas edições. Foram leitoras e parceiras da revista que posaram. Umas ilustrações minhas inclusive fizeram parte da matéria...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de esclarecer que optei por moderar os comentários deste blog para evitar a publicação de opiniões que eu entenda ofender a mim, qualquer das pessoas citadas nas postagens ou ainda outros leitores, como infelizmente já ocorreu, até porque eu não uso este espaço para ofender ou desrespeitar quem quer que seja. Qualquer outro tipo de crítica, comentário ou sugestão serão benvindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, outros comentários eventualmente apagados o podem ter sido por já não fazerem sentido, tendo em vista o update realizado.

      Excluir
  5. AMO MULHERES GORDAS!

    ResponderExcluir
  6. Gordinhas são super charmosas e gostosas. E o mais interessante de tudo é que nunca são arrogantes. Aliás, arrogância estrega qualquer mulher.

    ResponderExcluir
  7. Sou APAIXONADO pela WILZA CARLA!! Que mulher maravilhosa ....

    ResponderExcluir
  8. Como posso marcar uma entrevista ou bate papo com vc? Achei super interessante seu trabalho. MGuerra_brz@ hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Você pode mandar um email para alinnerosa@gmail.com! Bjks

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...