8 de outubro de 2014

Guest Post: Curiosidades e um pouco da História dos Sapatos

Por Bruno Silva

Hoje em dia é fácil perceber a enorme obsessão que as mulheres compartilham por sapatos, não é difícil encontrar alguém que tenha coleções inteiras de uma única marca, estilo, temporada de sapatos. Para algumas mulheres os sapatos são bem mais do que apenas calçados, são parte da rotina, a vida delas e, conforme o tempo foi passando, eles ganharam ainda mais fama e espaço no guarda-roupas delas.
A história dos sapatos é bem extensa e mesmo as mais fanáticas por sapatos desconhecem suas origens, particularidades e curiosidades.

As sandálias foram inventadas pelos egípcios a mais de 5 mil anos atrás. Na China, as mães amarravam os dedinhos de suas filhas uns aos outros, desde cedo, com o objetivo de fazer com que os pés crescessem finos e assim coubessem nos apertados sapatos trançados que era tradição.
Na época do renascimento, as mulheres da mais alta sociedade vestiam calçados com saltos tão altos que não era possível sequer andar com eles, assim elas mostravam a todos que, por serem tão ricas, não havia necessidade de se mexerem.
Avançando um pouco mais na história dos sapatos, chegamos ao século 17, quando houve a popularização do salto alto. Nessa época, os calçados com salto alto foram recriados para vestir os monarcas, pois tinham como principal missão deixar suas pernas mais delgadas e criar uma elevação correspondente a elevação social dos nobres. Pelo fato dos calçados serem tão precários, indicava que a pessoa não tinha medo de cair no chão. Na época em questão, por causa dos modelos de salto alto ainda não terem chegado a forma que conhecemos hoje, que são confortáveis aos pés,  era praticamente impossível andar calçando esses sapatos, por isso, homes e mulheres que usavam esses sapatos tinham de ser transportados em cadeirinhas, carregados por seus criados.
Naquela mesma época já existiam os saltos plataformas que conhecemos hoje, mas eram extremamente desconfortáveis e, devido ao chão muitas vezes de pedra, era necessário a ajuda de dois criados segurando pelos braços, um de cada lado, oferecendo apoio ao andar. Pouco tempo depois, no meio do século 20, surgiu o salto agulha que era feito de metal revestido com náilon e plástico.
Algumas inspirações de famosas modelos de sapatos
Muitos modelos de sapatos surgiram depois de grandes inspirações em calçados criados a centenas de anos atrás.
Melissa
Quem nunca ouviu falar dos famosos modelos Melissa? Sapatos feitos inteiramente de plástico com cheirinho doce, que por sua fama, até ganharam fãs que se auto proclamam melisseiras. O que poucos sabem é que: o primeiro modelo Melissa, lançado em 1979, veio de uma inspiração lá da França. Pescadores da Riviera Francesa usavam uma espécie de sandália que servia para caminhar sobre as rochas úmidas próximas aos lagos, evitando um possível escorregão. Assim, nasceu o primeiro modelo melissa, que foi batizado de Aranha.

Manolo Brahnik
Com suas grandes criações e fama mundial em pouquíssimo tempo, ele criou a expressão “salto agulha”, denominado um estilo de calçados que até então era conhecido apenas por “salto stiletto”. Hoje, a marca é uma das mais famosas do mundo e está entre as mais caras também.

  • Curtiram? Eu que sou alucinada por sapatos adorei conhecer um pouco mais sobre sua história!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...