13 de dezembro de 2011

Quais são as formas de violência da Lei Maria da Penha?



Ao contrário do que alguns possam imaginar, violência não se resume a agressão física. A Lei Maria da Penha também pune a violência psicológica, moral, sexual e patrimonial, que caracterizam violação aos direitos humanos.

Violência Psicológica: pode ser o primeiro passo que levará à agressão física. Pode caracterizar as infrações penais de perturbação da tranquilidade, injúria, constrangimento ilegal, cárcere privado, ameaça, vias de fato e abandono material, etc. Qualquer pessoa pode denunciar independentemente da vontade da vítima.

Violência Moral: só pode ser denunciada com o consentimento da vítima. Um exemplo é o do ex-namorado que coloca fotos eróticas do casal na internet, para humilhar a mulher publicamente.


Violência SexualNenhuma mulher é obrigada a participar de relações sexuais contra a sua vontade. Isso pode acontecer por intimidação, uso de força ou ameaça. A mulher também não pode ser obrigada a casar, fazer aborto, nem ser impedida de usar método contraceptivo (como camisinhas e pílulas).



Violência Patrimonial: acontece quando o agente pega, danifica ou esconde objetos, documentos ou dinheiro para impedir que você possa viver a sua vida como quiser. Há casos em que o acusado exige total controle sobre o dinheiro da mulher. Em outros, a mulher é obrigada a trabalhar como uma espécie de secretária do agente. Esses casos podem configurar os crimes de roubo, furto, extorsão, estelionato, trabalho escravo, entre outros.




Fonte: Site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...