1 de dezembro de 2011

Redes Sociais não são um Mundo de Anomia ou Anarquia

Não é novidade para ninguém a superexposição a que alguns sem noção se submetem, o uso de perfis fakes, as ofensas, ameaças, racismo, cyberbullying, violação da intimidade, pedofilia, entre outras ações maléficas, que ocorrem na internet, em especial nas redes sociais, muitas vezes valendo-se do falso status de anônimo (não esqueçam que sempre há como rastrear o usuário).

Para que isso acabe, é preciso ter consciência de que, como em tudo na vida, as redes sociais devem ser usadas com responsabilidade, medindo-se as consequências de nossos atos, principalmente quando utilizamos um veículo de comunicação em que as informações tem repercussão mundial e imediata.

Muitas das condutas impensadas que temos quando usamos as redes sociais podem ser enquadradas como crimes, por exemplo: discriminação ou preconceito; calúnia, injúria ou difamação com aumento de pena pelo uso de meio que facilita a propagação da ofensa à honra; ameaça; falsa identidade; violação de segredo profissional; concorrência desleal; etc., além de terem outras implicações civis e trabalhistas.

Assim, ao contrário do que muita gente pensa, a internet não é “um mundo sem lei”. Antes de publicar algo na internet, temos que nos perguntar será que eu faria isso no mundo real?

Para ajudar os internautas a não se meterem em encrencas, o advogado Rony Vainzof (autor do artigo “Mídias Sociais e Questões Jurídicas” do E-Book “Para entender as Mídias Sociais”) elaborou 
Os 10 Mandamentos das Redes Sociais”:

“I - Assim como na vida real, seja ético, honesto, íntegro, justo, sincero, bondoso e humano;

II - Leia atentadamente os termos de uso (contratos) das redes sociais antes de assiná-los digitalmente;


III - Utilize as opções mais restritivas de privacidade que as redes sociais disponibilizam;


IV - Não converse com estranhos nas ruas virtuais, não adicione amigos ou mantenha relacionamentos nas redes sociais sem ter certeza de que quem está do outro lado do computador são seus amigos na vida real;


V - Cuide de sua senha como você cuida da chave de sua casa. Ela é a sua autenticação na Internet;


VI - Não revele dados pessoais em redes sociais. Criminosos pesquisam o perfil das suas vítimas na Internet;


VII - Não tire fotos comprometedoras de você mesmo ou de terceiros, muito menos as exponha na Internet;


VIII - Não utilize identidade de terceiros, não seja racista, não ofenda, não ameace e não humilhe terceiros. Tudo isso é crime;


IX - Jamais incentive ou auxilie o suicídio;


X - Pense muito antes de se manifestar em qualquer rede social, pois o seu pensamento se eternizará na Internet, que muitas vezes não permite o direito ao arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...