2 de dezembro de 2011

Uma versão mais divertida dos "Dez Mandamentos" para o uso das Redes Sociais

Em uma versão mais light do que a do advogado Rony Vainzof (veja aqui), mas também super válida para alguns sem noção por aí, a Revista Galileu também publicou “Dez Mandamentos” para você não pagar mico ou ser inconveniente nas redes sociais:
1 - Terás cuidado com tua foto
(...) as fotos ajudam a humanizar os participantes de uma rede social - você tem uma ideia melhor de quem é seu interlocutor. Por mais psicológico e sutil que seja esse efeito, ele existe, e isso atribui importância à foto. Então (...) arranje uma foto minimamente decente.

2 - Não esquecerás de quem te segue
(...) Lembre-se que seu chefe mala, um primo dedo-duro, sua mãe superprotetora ou sua ex-namorada violenta e obsessiva podem estar seguindo seus passos. Portanto, se não quiser se queimar, evite postar qualquer coisa que elimine completamente um potencial parceiro romântico ou que possa lhe colocar na prisão.

3 - Pensarás antes, escreverás depois
As redes sociais querem que nós compartilhemos o máximo possível de informações; é mais tráfego para elas. (...) Mas você não deve ser levado por esse impulso irracional de colocar cada bit que pensar (...) Então pense bem quando for postar qualquer coisa relacionada a problemas no trabalho, aventuras sexuais ou seus órgãos genitais.

4 - Não atualizarás o Twitter quando faltares ao trabalho
(...) De manhãzinha, o ser liga para o trabalho e diz que está doente. Mas ao longo daquele dia, o Twitter dele vai narrando uma série de passeios agradáveis (...) Se o seu chefe lhe segue nas redes sociais e você for demitido (com razão, seu cara-de-pau), a culpa é sua.

5 - Evitarás a carência virtual
(...) Não fique reclamando dos céus e da Terra nesses microespaços onde só cabem lugares-comuns, ninguém quer ouvir lamúrias. Se você quer solidariedade, saia na rua e peça um abraço.

6 - Não serás mala
Por falar em chato, tem outra coisa que é condenável: correntes de e-mail. (...) Não repasse isso para os outros. Se você acha que ninguém sabe disso, ou se acha que alguma coisa vai mudar porque você apertou alguns botões e ficou com a bunda sentada na cadeira, bem, você precisa mudar seus conceitos.

7 - Não escreverás como se fosses um energúmeno
Não é só porque sua bigoduda professora de português da terceira série não está olhando que você precisa chacinar a Língua Portuguesa. (...) Não custa nada cultivar a boa gramática também no mundo virtual. Pelo menos você não emburrece.

8 - Não adicionarás pessoas com quem nunca mais vais falar
Sabe aquele antigo colega de escola, com quem você não falava muito, que você achou na comunidade (...)? Se já naquela época vocês tinham pouco assunto em comum, não será hoje, (...) que vocês vão magicamente voltar a se falar. (...) faça um favor a si mesmo: não adicione pessoas com quem já sabe que não vai falar.

9 - Desapegar-te-ás
É a falta de desapego que lhe impede de apagar aquela “amiga” que você carrega nas redes sociais desde os tempos do ICQ. Desapegue-se, filho. Amigo em rede social é que nem roupa, se você não usa há mais de um ano, doe (ou seja, exclua). (...)

10 - Não serás mala
Só reiterando.


Um comentário:

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...