20 de dezembro de 2013

Dicas de Nutrição: Especial Festas de Fim de Ano

Festas de final de ano chegando e já está batendo um desespero: como resistir a todas as delícias dessa época sem passar vontade, mas sem remorsos com quilos extras no começo do ano?

Veja as dicas da nutricionista Brunna Reis do Dietas Delivery para chegar ao Ano Novo com equilíbrio:


"O final de ano  é sinônimo de festas, comemorações e confraternizações. Normalmente os alimentos consumidos nessas festas são extremamente calóricos, ricos em gordura e açúcar. Este é um momento difícil de entrar em uma dieta de emagrecimento, mas sempre é hora de começar uma reeducação alimentar. Comer bem, com prazer e equilíbrio. 
Para ter uma ceia equilibrada, é fundamental saber equilibrar a sua refeição.

Veja algumas dicas de alimentação para essas festas:

1. Para uma refeição equilibrada: no prato, deve constar um alimento de cada grupo: 
- Cereais (arroz, massas, batata, mandioca, etc.); 
-Carnes (carnes em geral, dê preferência carnes magras); 
- Hortaliças (verduras e legumes, neste grupo você poderá ter mais de uma preparação); 
- Leguminosas (soja, feijão, ervilha e lentilha) e 
- Frutas. 


2. Na véspera de Natal e Reveillon normalmente comemos diversos tipos de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.

3. Durante a ceia, faça apenas 1 prato. Não fique repetindo.

4. Antes das festas, faça um lanche leve e saudável, utilize pão integral, queijo branco, vegetais crus e frutas. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade de guloseimas ingeridas durante as festas.

5. Muito cuidado com bebidas alcoólicas. Escolha apenas um tipo de bebida para consumir durante a noite e beba com moderação e vá intercalando com o consumo de água.

6. Evite frituras! Prefira as preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

7. Carnes: dê preferência ao peru, frango ou peixes, que são carnes magras e possuem menor quantidade de gordura, ao invés de pernil, tender ou carnes vermelhas. 

8. Acompanhamentos: opte por saladas variadas, suflês e cuscuz de legumes, etc. Tudo com bastante legumes e verduras. 


9. Molhos: utilize temperos naturais, como: alho, cebola, tomate, ervas aromáticas, iogurte desnatado, frutas, etc.

10. Em algumas preparações substitua os produtos convencionais por light, por exemplo: creme de leite tradicional pelo creme de leite light, maionese  tradicional pela maionese light ou 0% gordura, o açúcar pelo adoçante (stevia). 

11. Nas sobremesas abuse de frutas e sucos naturais. Utilize as frutas da época, pois são mais baratas e de excelente qualidade, como por exemplo: abacaxi, ameixa, goiaba, melancia, nectarina, laranja, mamão, manga, pêssego, etc.

12. Consuma oleaginosas com moderação! Castanhas, nozes, amêndoas, etc, são alimentos saudáveis fonte de gorduras boas, antioxidantes, vitamina E, porém o consumo abusivo pode levar ao aumento de peso por ser fonte de gordura. Consuma um mix dessas sementes, não ultrapasse de 1 punhado. 

13. Coma devagar, preste atenção no que você está consumindo. Priorize suas escolhas e não fique pensando no que você não conseguiu comer. 

14. Tire o foco da comida, o mais importante é estar com os amigos e com a família. 
Seguindo essas dicas e tendo uma ceia balanceada, você vai saborear de tudo, com saúde, sem ter que ficar preocupado em ganhar quilinhos extras. 

DIVIRTA-SE E PROCURE MANTER O EQUILÍBRIO!!
Boas festas!"



cid:image003.png@01CE4BD1.5D63C230

Serviço:
Brunna Maria de Mendonça Garcia Reis
Nutricionista- CRN 26608
Telefone:  + 55 11 3333-1400



Fonte: Blog Dietas Delivery


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...