17 de janeiro de 2012

Jovem talento da moda cria coleção festa plus size


Há alguns meses atrás, a gaúcha Jessyca Melo, de apenas 19 anos, entrou em contato comigo, a fim de fazer uma pesquisa sobre moda plus size para um trabalho da Faculdade de Design de Moda que cursa no Senac. 
A proposta do trabalho era criar uma coleção comercial para uma grife já existente e ela escolheu a Rasgo, loja de Porto Alegre/RS, cujo slogan é “Moda para todas as idades e tamanhos”.
Apresentado o trabalho com sucesso, ela me mandou uma cópia da sua apresentação e fiquei encantada com os modelos que ela desenhou e com o fato de alguém tão nova e que não é plus size (ela usa manequim 40 e, por vezes, 38) ter se interessado por este seguimento da moda.
Por isso, decidi conhecer um pouquinho mais sobre a Jessyca e seu interesse pela Moda GG.
Blog - Por que decidiu criar uma coleção plus size?
Jessyca - Primeiramente, eu havia escolhido uma marca mais street para trabalhar, porém, não me senti muito à vontade, e nem com muita inspiração. Depois de muito pensar resolvi fazer uma coleção para a Rasgo. Achei a proposta de moda plus size interessante e que o mercado sentia necessidade de uma maior atenção neste segmento.
Blog - Por que optou por uma coleção de moda festa?
Jessyca - Durante a minha pesquisa ouvi muitas reclamações, inclusive sua Alinne (rs), sobre o tormento que é para as gordinhas quando precisam ir a uma festa e se dão conta de que não há vestidos adequados, pois, na maioria das vezes, os modelos acabam envelhecendo a pessoa e não valorizam seu corpo. Daí decidi criar uma coleção de moda festa com modelos que valorizem as curvas e os pontos fortes das gordinhas, disfarçando as partes do corpo que não gostam.
Blog - Como as deusas gregas a inspiraram e qual a relação delas como as plus sizes?
Jessyca - Escolhi deusas gregas pois representam "mulheres reais", com todas as suas qualidades. Queria colocar a sensualidade das deusas gregas, sem vulgaridade, na minha coleção. Também as escolhi como inspiração porque o padrão de beleza era outro, na verdade era um padrão mais "real" do que o que vemos hoje em dia. Então, juntando tudo isso, defini que deusas gregas tinham tudo a ver com o meu público alvo.
Blog - Fale um pouco do conceito da coleção, o que procurou valorizar no corpo das plus size com seus modelos.
Jessyca - O conceito, como eu falei anteriormente, era agregar as qualidades das deusas gregas na minha coleção e valorizar o corpo do meu público alvo. Eu procurei chamar a atenção para o colo e tirar a atenção da região do abdômen, que é a maior preocupação das mulheres. Usei saias fluidas, que não marcam muito o corpo; explorei bastante o uso de alças, dos mais variados modelos; e também um pouco de drapeado, que não é muito usado por este público, porém, se utilizado da forma certa, fica bem elegante.
 Blog - A sua coleção seria para o inverno 2012, o que você acha que vai prevalecer como cores e tendências na próxima estação?
Jessyca - Apesar de ser inverno, estação geralmente de cores sóbrias, este ano as coleções devem ser mais coloridas, com vermelho, azul Klein, laranja, amarelo, que serão cores da estação, mas pra quem não gosta, pode-se usar estas mesmas cores em tons mais fechados. E em relação às tendências do inverno, estará em alta o uso dos longos, sejam vestidos ou saias, os looks mais masculinizados, com o uso de gravatas e camisas, o couro continua em alta e a cintura marcada também.
Blog - Como você vê o crescimento do seguimento plus size?
Jessyca - Esse seguimento já tem um crescimento significante no exterior, em lojas como H&M e Asos, e até grandes estilistas já fizeram moda plus, porém, no Brasil, isso ainda não acontece, o mercado precisa de muito investimento ainda, porém, já pode se encontrar tamanhos maiores em lojas como C&A e Renner, mas ainda não está suprindo a necessidade.
Blog - Quais as deficiências do mercado plus size atualmente?
Jessyca - Podemos dizer que existem mais deficiências do que eficiências nesse mercado né (rs). São poucas as lojas que atuam nesse setor e esquecem-se do público mais jovem, até o público adolescente, que possui essa carência de uma moda moderna que vista o seu manequim.
Blog - Você pretende como profissional criar roupas nesse setor?
Jessyca - Com este trabalho eu conheci um pouco mais sobre o público plus size e descobri um mercado carente de atenção e de investimento. Gostei bastante de pesquisar moda plus size e pretendo seguir neste setor, que merece muito mais atenção do que realmente tem hoje em dia. A moda não é só o que aparece na passarela, ela é a nossa identidade e nos acompanha 24 horas por dia, por isso merece atenção e dedicação, e ela deveria ser mais democrática, pois do mesmo modo que ela está ai para todos admirarem, deveria estar também para todos usufruírem, sem preconceitos e limitações.
Confiram a coleção de moda festa criada pela Jessyca:















E aí, gostaram?


Um comentário:

  1. Achei o segundo vestido lindíssimo...muito sucesso pra vc Jessyca :)

    Beijinhos!

    Raissa Kahn
    @recemjuntada

    www.recemjuntada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...